Sobre o Dr. Mário de Oliveira Filho

O Dr. Mário de Oliveira Filho, advogado criminalista, já presidiu a OAB/SP e diversos outros órgãos, e atualmente é presidente da ABRACRIM/SP. É uma das figuras mais expressivas da advocacia criminal brasileira, e também o idealizador do canal “Papo de criminalista”, sucesso no Youtube, o qual começou despretensiosamente, segundo ele, com um “videozinho”, que “explodiu”, e depois de dois anos já conta com milhares de seguidores no Youtube, Facebook e Instagram.

Resumo da entrevista

Ele concedeu ao blog Heróis do Direito e ao canal NEO PNL Coaching esta entrevista na qual condensa anos de experiência e traz muitas dicas para aqueles que almejam o sucesso no Direito – e especialmente na advocacia.

Segundo o profissional, sucesso é “Não trabalhar (…) nunca trabalhei na vida, porque eu faço o que eu gosto.” Disse ele: “dinheiro é consequência, se você correr atrás do dinheiro, você nunca vai alcançá-lo. O dinheiro não pode ser o objetivo, o dinheiro é a consequência. Parece muito bonito, poético falar isso, mas é assim que funciona.”

E complementa: “Deus dá a cada um, um dom”. “Quando você fizer alguma coisa (…) faça para quem te deu o dom, faça para Deus, Ele fez o melhor para você, faça o melhor para Ele. Esse é o caminho do sucesso, não tenho a menor dúvida”.

Sobre dificuldades na carreira, diz: “É bíblico, a cada dia seu mal, obstáculos nós temos todos os dias (…) mas quando você faz o que você gosta, quando você tem conhecimento, quando você estuda, que você sabe o que está fazendo, não tem erro! Uma hora vai dar certo!”. O advogado lembrou ainda de um momento difícil com a perda da esposa, a qual ainda está superando, e da dificuldade de advogar na área criminal, onde o advogado, diferentemente de outras áreas, trabalha “contra o poder estatal”, em “um embate direto”.

Um conselho para os iniciantes, segundo ele, é: “Estude, recicle-se todos os dias, guarde pelo menos uma hora por dia para estudar, porque isso é fundamental”. E arremata: “Você só vai ter sucesso quando você tiver segurança em você mesmo, pouco importa o tempo de formado que você tenha (…) essa segurança vem do conhecimento técnico”.

Completa o advogado, sobre este preparo: “Eu sei o que eu estou falando, eu sei o que estou fazendo… isso te dá ânimo, te dá ímpeto para enfrentar todos os obstáculos e colocar as pessoas inclusive nos seus devidos lugares. E você vai ser respeitado por isso”.

Ressalta também o criminalista a importância da sinceridade: “Seja o mais sincero possível com você mesmo, este é o caminho para você ser um bom advogado e iniciar uma carreira de sucesso”.

Lembrando um discurso de Washington Olivetto, replica: “Você tem que descobrir para o que você serve, e o mais rápido possível, porque enquanto você está tentando descobrir, outros já descobriram e estão na sua frente”, e conclui: “Você já tem um dom”.

Sobre a administração do tempo, lembrando o Japão como um dos grandes países do mundo, caracteriza os japoneses como capazes de ter “Disciplina, o brasileiro não tem disciplina”, com “hora para trabalhar e hora para parar de trabalhar”. Comenta inclusive que há décadas, em regra, não trabalha nas sextas-feiras, dia da semana que usa para conviver com a família. Lembra também da importância da “ginástica”, de cuidar do coração, em especial para os criminalistas.

Em uma mensagem final, enfatizando seu amor pela profissão, afirma:  “A advocacia criminal é a imagem primeira da Justiça”, é quem “representa o Estado Democrático de Direito”, ressaltando a importância do dom e da vocação para exercer a profissão.

Aproveitando, aqui está o link do canal “Papo de criminalista”, vale a pena conferir: https://www.youtube.com/channel/UCdN06DmpAKWSM5Y9SmCv3mA

 

Por Fabricio Almeida Carraro

Advogado, mentor e coach de carreira jurídica

Write A Comment